Mantest ministra treinamento para equipe do Data center Santander (Campinas,SP)

Na última semana de setembro/2013, a Mantest ministrou treinamento para a equipe de operações do novo Data Center Santander, em Campinas (SP).

O objetivo foi familiarizar e instruir a equipe com os equipamentos e sistemas elétricos da infraestrutura elétrica do site.

Já tendo executado o Comissionamento Elétrico do Data Center, a Mantest transmitiu aos funcionários responsáveis pela operação das instalações, os conceitos gerenciais, operacionais e de segurança exigidos pelo Sistema Elétrico de Potência.

Durante 4 dias, a equipe de funcionários do Santander recebeu 40 horas de treinamento teórico e prático, integrando-se com os sistemas e equipamentos instalados, os quais são considerados de missão crítica.

Fotos mostram detalhes da Subestação Elétrica 138kV do Data Center Santander, equipe em treinamento na sala de comando da SE 138kV 

e em treinamento de campo ministrado pela Mantest.

Mantest implanta metodologia e ferramenta de gestão de energia no Hospital Santa Joana

A Mantest desenvolveu e implantou no Hospital Santa Joana uma ferramenta digital de gestão elétrica que permitirá aos seus administradores o acompanhamento da implantação das melhorias efetuadas, a previsão das prioridades e seus custos de implantação e o planejando das próximas ações.

A execução do Laudo NR10 também fez parte dos serviços, garantindo a inserção da unidade hospitalar dentro da Norma NR10 do Ministério do Trabalho e Emprego.

Sistema Globo de Rádio confia Comissionamento Elétrico de novas instalações à Mantest

O Sistema Globo de Rádio acaba de inaugurar seus novos estúdios nos Estúdios Globo (antigo Projac, em Jacarepaguá, Rio de Janeiro). Concentrando o núcleo de produção dos programas de entretenimento e de marketing, as novas instalações da Rádio Globo são equipadas com tecnologias digitais de última geração, com possibilidade de vídeo real time com todos os bastidores da programação. Câmeras de alta definição com gravação em 4k permitirão que se tenha uma visão 360º, acompanhando de perto toda a programação do estúdio.

A nova solução também transmite vídeos para redes sociais simultaneamente, além de permitir que outros programas e afiliadas da Rádio Globo se integrem ao vivo por meio de uma rede dedicada de áudio e vídeo com alta disponibilidade.

A Mantest executou o Comissionamento da alimentação elétrica dos novos estúdios com o objetivo de garantir a perfeita operacionalidade do prédio e equipamentos.

Pátio Victor Malzoni - Mantest projeta, especifica e acompanha a instalação de Filtros 

Ativos de Harmônicas

Filtros Ativos de Harmônicas são equipamentos essenciais para a manutenção da qualidade da energia em instalações que tenham motores acionados por conjuntos retificadores/inversores, como centrais de água gelada, bombas instaladas em processos produtivos industriais, elevadores e outros.

No último mês de fevereiro/2021 foi energizado um filtro ativo de harmônicas no Condomínio Pátio Victor Malzoni (Avenida Faria Lima, SP), tendo a Mantest executado todas as etapas do processo: medições de harmônicas, simulação computacional das várias alternativas de filtros disponíveis, definição técnico-econômica de qual a melhor alternativa para o condomínio, especificação técnica para a compra, equalização técnica das propostas dos fabricantes, instalação e start up do filtro.

Detalhes do Filtro Ativo de Harmônicas instalado pela Mantest.

Condomínio Pátio Victor Malzoni: maior conglomerado empresarial da cidade de São Paulo num só edifício.

Em conjunto com a equipe técnica da Jones Lang LaSalle (administradora do condomínio) e da Temon Serviços (montadora da infraestrutura), a entrada de operação do filtro ativo de harmônicas é mais um avanço na otimização e eficiência energética que o Condomínio Pátio Victor Malzoni tem como meta. 

A Mantest está capacitada para quaisquer tipo de simulações computacionais na área de sistemas de potência, oferecendo soluções para cada tipo de exigência.

Medição do CEM efetuado pela Mantest em 

local de futuro empreendimento de um cliente.

Sua empresa obedece à REN 915 da ANEEL?


A resolução normativa ANEEL nº 915 de 23 de fevereiro de 2021, regulamentou a Lei nº 11.934, de 5 de maio de 2009, que trata dos limites seguros da exposição humana a campos elétricos e magnéticos originários de instalações de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.

Através desta REN, os limites de exposição do público em geral e da população ocupacional aos campos elétricos e magnéticos (CEM) foram definidos e devem ser cumpridos por todos.

Desta forma, os agentes de geração, transmissão e distribuição responsáveis por novas instalações com tensão igual ou superior a 138 kV devem encaminhar à ANEEL, em até 90 dias após a entrada em operação em carga, o memorial de cálculo ou o relatório das medições dos campos elétrico e magnético das suas instalações, sejam subestações ou linhas de transmissão.














Os agentes de geração, transmissão e distribuição responsáveis por instalações com tensão inferior a 138 kV, mesmo desobrigados da apresentação do relatório das medições, devem assegurar que, a qualquer tempo, suas instalações não emitem campos elétricos e magnéticos superiores aos níveis seguros estipulados na REN.

Vale destacar que a radiação eletromagnética pode ser vista como uma forma de poluição ambiental na Lei dos Crimes Ambientais (Lei 9.605/98), com pena de multa e até reclusão para agente que cause “poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana”. Portanto, empresa dentro das normas da REN 915, também estará praticando gestão ambiental responsável.


Com uma extensa lista de trabalhos realizados nesta área há décadas, a Mantest está capacitada para efetuar estas medições e realizar o cálculo do CEM em todo tipo de instalação: baixa, média ou alta tensão. O mercado potencial sujeito à REN 915 abrange empresas do setor de energia, telecomunicações, instalações industriais, hospitais, escolas, conjuntos comerciais, de escritórios e até residenciais.


A Mantest pode atuar desde as medições in loco até o cálculo do CEM nas instalações já existentes, ou no projeto do cliente, simulando a emissão de fontes de CEM, estimando os campos elétrico e magnético próximos, permitindo alterações no projeto e se antecipando a providências corretivas.

Gráfico gerado por software com 

os índices calculados.

Mantest é membro da