Sua empresa obedece à REN 915 da ANEEL?
A resolução normativa ANEEL nº 915 de 23 de fevereiro de 2021, regulamentou a Lei nº 11.934, de 5 de maio de 2009, que trata dos limites seguros da exposição humana a campos elétricos e magnéticos originários de instalações de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.
Através desta REN, os limites de exposição do público em geral e da população ocupacional aos campos elétricos e magnéticos (CEM) foram definidos e devem ser cumpridos por todos.
Desta forma, os agentes de geração, transmissão e distribuição responsáveis por novas instalações com tensão igual ou superior a 138 kV devem encaminhar à ANEEL, em até 90 dias após a entrada em operação em carga, o memorial de cálculo ou o relatório das medições dos campos elétrico e magnético das suas instalações, sejam subestações ou linhas de transmissão.
Os agentes de geração, transmissão e distribuição responsáveis por instalações com tensão inferior a 138 kV, mesmo desobrigados da apresentação do relatório das medições, devem assegurar que, a qualquer tempo, suas instalações não emitem campos elétricos e magnéticos superiores aos níveis seguros estipulados na REN.
Vale destacar que a radiação eletromagnética pode ser vista como uma forma de poluição ambiental na Lei dos Crimes Ambientais (Lei 9.605/98), com pena de multa e até reclusão para agente que cause “poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana”. Portanto, empresa dentro das normas da REN 915, também estará praticando gestão ambiental responsável.
Com uma extensa lista de trabalhos realizados nesta área há décadas, a Mantest está capacitada para efetuar estas medições e realizar o cálculo do CEM em todo tipo de instalação: baixa, média ou alta tensão. O mercado potencial sujeito à REN 915 abrange empresas do setor de energia, telecomunicações, instalações industriais, hospitais, escolas, conjuntos comerciais, de escritórios e até residenciais.
A Mantest pode atuar desde as medições in loco até o cálculo do CEM nas instalações já existentes, ou no projeto do cliente, simulando a emissão de fontes de CEM, estimando os campos elétrico e magnético próximos, permitindo alterações no projeto e se antecipando a providências corretivas.
Gráfico gerado por software com
os índices calculados.